• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Av. Moaci, 395 conjunto 14 - São Paulo, SP 04083 000

Tel: 011-5096-5671 • 5096-5673 • 95896-0708

September 24, 2018

Please reload

Posts Recentes

Jejum intermitente: Tire suas dúvidas

October 27, 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Pancada na cabeça do bebê: saiba os riscos e os cuidados - Confira entrevista com a pediatra da Soulleve para o portal A Revista da Mulher

January 16, 2018

A Dra. Tatiana Russo, pediatra da Clínica Soulleve, deu uma entrevista para o portal A Revista da Mulher, sobre o que fazer em situações em que o bebê sobre alguma pancada na cabeça e o perigo que isso pode representa. 

 

Confira uma prévia da entrevista: 

 

Os ossos do crânio dos recém-nascidos e dos bebês até 18 meses são muito frágeis e quanto lesionados por pancada na cabeça, dependendo da intensidade, podem até não fraturar, mas deformar-se. Para entender o tamanho do risco de uma pancada na cabeça do bebê, é preciso entender um pouco sobre a anatomia.

 

"O que acontece é que há muito mito em torno das fontanelas (popularmente conhecida como moleira), principalmente em relação a sua fragilidade. Há um tecido fibroso entre os ossos do crânio que confere maior elasticidade para acomodar o crescimento cerebral (uma das funções da fontanela)", explica a Dra. Tatiana Russo, pediatra Soulleve.

 

A médica reforça que, em traumas encefálicos em bebês, até um certo momento, há uma "acomodação" do trauma sem provocar um efeito compressivo no crânio do bebê, tolerando um leve aumento da pressão intracraniana. É isso que dá a sensação dos bebês serem “mais resistentes” a pancadas na cabeça. 

 

 

Para ler a entrevista na íntegra, acesse o link abaixo: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags