• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Av. Moaci, 395 conjunto 14 - São Paulo, SP 04083 000

Tel: 011-5096-5671 • 5096-5673 • 95896-0708

September 24, 2018

Please reload

Posts Recentes

Jejum intermitente: Tire suas dúvidas

October 27, 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Por que muitas pessoas engordam depois que param de tomar remédio para emagrecer?

September 25, 2017

Algumas medicações utilizadas para emagrecer como a sibutramina, efedrina e anfetaminas, que inibem o apetite e aceleram o metabolismo, são substâncias excelentes em reduzir o peso porque agem no algoritmo essencial do emagrecimento, no qual ingere-se menos e gasta-se mais calorias.

 

O grande problema é que, quando essa perda de peso não vem acompanhada da mudança do estilo de vida, ou seja, reeducação alimentar e atividade física; a pessoa perde muito músculo e diminui a queima de calorias em repouso, comprometendo o seu gasto geral de

 

energia.

 

Assim, ao suspender a medicação, o apetite retorna, o gasto de energia está menor do que o inicial e o ganho de peso é ainda maior. 
   

Outra questão é que o organismo tem uma memória de peso que para ser reprogramada leva um tempo. Geralmente, calculamos um mês para cada quilo perdido, assim se a perda de peso foi de 20 kg o corpo só aceitará o novo peso após 20 meses, antes disso ele tentará retornar à marca inicial.

 

Por isso, se a medicação for suspensa antes desse período ficará difícil de controlar o peso.

 

O efeito sanfona também pode ocorrer por questões emocionais. Por exemplo, por um período a pessoa focou na saúde, cuidou da alimentação, fez exercício e de repente alguma coisa aconteceu (mudou de trabalho, perdeu algum familiar, rompeu relacionamento, problemas familiares...), os hábitos alimentares antigos e sedentarismo retornaram;. Consequentemente, os dígitos da balança vão aumentando.

 

Nesse caso, o tratamento foi bem conduzido, mas a manutenção foi prejudicada por um fator externo, que poderia ter sido identificado com um melhor monitoramento.


Assim, podemos tirar uma lição importante se quisermos ter um peso saudável: enquanto vivermos, teremos que observar o que ingerimos e gastamos. Se em algum momento comemos a mais do que devíamos, nos dias seguintes, seguramos as calorias, aumentamos a atividade física é nossa saúde agradece!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags